Bem-vinda, bem-vindo ao Oi Cambuí Campinas
Bem-vinda, bem-vindo ao site que tem tudo sobre o bairro que é sinônimo de arte, cultura, história, política, gastronomia, moda, hotelaria e lazer na grande metrópole. Vamos fazer juntos essa viagem!
A história do Cambuí se confunde com a história de Campinas. No Largo de Santa Cruz ficava um dos três “campinhos” que deram origem ao núcleo urbano de Campinas. A região tinha muitos pés de cambuís, árvore de porte médio natural de muitas regiões do Brasil. O nome deriva do tupi kãbu´í. Esta área de Campinas logo se tornou conhecida popularmente como Cambuisal.
Originalmente o futuro bairro do Cambuí era habitado por populações de baixa renda, que não tinham condições de morar no centro. Com a emergência do poder da cafeicultura, o seu território passou a receber muitas chácaras de cafeicultores. Começava a mudar o perfil socioeconômico do bairro.
A partir da década de 1960, acompanhando o rápido crescimento populacional de Campinas na época, o Cambuí começou a viver um processo de verticalização. Prédios no lugar das antigas casas, em uma dinâmica que ocorre ainda hoje.
São muitas e talvez incontáveis as histórias sobre o Cambuí. Uma delas dá conta de que o famoso desenhista Mauricio de Souza, morador no bairro durante algum tempo, se inspirou no Cambuí para conceber o bairro do Limoeiro, cenário das travessuras da Turma da Mônica.
Esta é a história e a estória que o Oi Cambuí Campinas pretende apresentar. Os fatos, as pessoas, as belezas, os desafios que cercam o Cambuí, bairro sempre falado da grande metrópole campineira. De novo: vem junto!



1 comentário