Cambuí é destaque em Atlas do PNUD
Cambuí/Centro, Parque Prado e outros nove bairros de Campinas estão entre aqueles com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal em termos de Renda no Brasil. A informação está no Atlas do Desenvolvimento Humano das Regiões Metropolitanas, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Atlas contém dados das regiões metropolitanas de Campinas (RMC), São Paulo (RMSP), Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Maceió, somando-se às 16 regiões metropolitanas da versão original do Atlas, publicado em 2014.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é composto dos Índices relativos a Longevidade, Educação e Renda. O IDH-Renda do Cambuí/Centro, Parque Prado e outros nove bairros de Campinas é de 1,000, o máximo na escala considerada para compor o IDHM. Os outros nove bairros com IDHM-Renda de 1,000 em Campinas são Residencial Paineiras, Alphaville Campinas, Barão do Café/Parque Rio das Pedras, Condomínio Plaza Tower, Paineiras, Estância Paraíso, APA/Campinas/Jardim Botânico/Colinas do Ermitage/Jardim Atibaia, Vila Verde/Madalena/Anhumas/Alphaville D.Pedro e Bairro das Palmeiras/Gramado/Alto da Nova Campinas/Notre Dame.
O Atlas resulta de parceria entre o PNUD, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro (FJP). Os dados são calculados com base nos Censos Demográficos de 2000 e 2010, do IBGE.
O Atlas contempla a evolução dos indicadores de desenvolvimento humano entre 2000 e 2010 em 16 Regiões Metropolitanas Brasileiras. Um novo Atlas logo será elaborado, a partir dos dados colhidos dos resultados do Censo de 2021.
O Atlas também faz uma radiografia do IDH de sub-regiões dentro dessas regiões metropolitanas, denominadas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs). Ou é será possível verificar eventuais disparidades no desenvolvimento humano em territórios dentro da Região Metropolitana de Campinas.
Na primeira etapa do projeto foram reunidas informações de 16 RMs: Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória.
Publicar comentário